Em 2020, a pandemia do novo Coronavírus e o isolamento social mudou a forma como muitas pessoas enxergavam e utilizavam seus lares. Com a necessidade de adaptação dos ambientes e mudança para espaços maiores, o interesse por vender imóvel rápido ganhou destaque na vida dos brasileiros.
De acordo com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), as vendas de imóveis cresceram 9,7% entre abril e junho de 2020.
Com o aquecimento do mercado imobiliário e a baixa histórica dos juros, é possível observar uma ótima oportunidade para vender o seu imóvel, e rápido!
Porém, é preciso seguir alguns passos no momento de anunciar o imóvel para que essa oportunidade seja aproveitada com excelência.
Neste post, você confere 7 dicas para vender seu imóvel mais rápido e ter o melhor retorno do seu investimento. Confira!
Vender seu imóvel mais rápido, e com maior retorno
Para garantir um bom negócio e vender o seu imóvel mais rápido, é necessário realizar uma avaliação, para descobrir o valor real e atual do seu patrimônio.
A negociação deve oferecer equilíbrio e garantir que ambas as partes envolvidas no processo sairão satisfeitas. Afinal, a compra e venda de um imóvel não está relacionada apenas ao valor financeiro, mas também à realização de sonhos.
Por isso, é extremamente importante que a avaliação do imóvel seja feita de forma correta e honesta. Dessa forma, você atrai mais olhares para o anúncio, consegue alinhar as expectativas com os possíveis compradores com mais facilidade e garante mais assertividade nas negociações.
Agora que você já sabe o preço do seu ativo, vamos às dicas para vender o imóvel mais rápido!
1 – Faça pequenas reformas
Realizar melhorias é uma maneira muito simples de eliminar possíveis contrapropostas devido a falhas ou fatores que possam incomodar os compradores.
Uma torneira quebrada, uma parede descascando ou tomadas com mau funcionamento podem não impactar no dia a dia, mas tornam-se grandes pontos de atenção durante a visita ao imóvel. Esses detalhes podem fazer toda a diferença se o comprador estiver em dúvida entre outros imóveis.
Portanto, se existem reparos que você pode fazer sem gastar muito, não perca tempo. O retorno virá durante as negociações.
2 – Organize os espaços
Se você deseja vender seu imóvel mais rápido, você precisa brilhar os olhos de quem está procurando um novo lar. Nesse momento, o ditado “a primeira impressão é a que fica”, se torna uma regra.
Antes de iniciar as fotografias da casa ou do apartamento (falaremos mais sobre as fotos nos próximos tópicos), certifique-se de que tudo está em seu devido lugar. Assim, você transmitirá todo o aconchego de seu lar e estimulará o desejo de compra nos possíveis compradores.
Organize camas, fios, estantes, prateleiras e tudo o que fica aparente aos olhos. Esses detalhes fazem muita diferença!
3 – Tenha boas fotos em seu anúncio
Reparos feitos e espaços organizados, é hora de tirar as fotos para o anúncio do imóvel.
Na semana em que você reservar para fotografar o imóvel, observe quais são os horários de maior luz solar em cada cômodo, para que as fotos sejam feitas nesses momentos. A luz solar garante maior qualidade nas imagens e também mostra como é a iluminação ambiente da casa (outro grande diferencial no momento de escolha).
Fotos feitas por um especialista podem ser uma grande vantagem para expressar tudo o que seu imóvel representa. Esse profissional saberá transmitir o visual da casa para o anúncio, aproveitando todos os ângulos e valorizando as áreas.
Por isso, te oferecemos fotos profissionais gratuitas a todos que quiserem anunciar seus imóveis. Ao se cadastrar no site, você receberá o meu contato, para combinar com você o melhor horário para nos receber, para que seu imóvel tenha o devido destaque aos olhos do comprador.
4 – Uma descrição detalhada te ajuda a vender seu imóvel mais rápido
Mesmo com as fotos do imóvel feitas de maneira impecável, é extremamente importante que o máximo de características dos espaços sejam descritas no anúncio.
Além de tirar as dúvidas dos compradores, é possível identificar detalhes que não são visíveis nas fotos, como:
- Funcionamento da portaria;
- Infraestrutura do condomínio;
- Número de andares do prédio;
- Número de apartamentos por andar;
- Tipo de vaga;
- Orientação do imóvel;
- Proximidade ao metrô;
- Em que momento a incidência de luz solar é mais presente no imóvel.
Descrevendo os diferenciais do imóvel por meio de texto, o anúncio também torna-se acessível para pessoas com deficiência visual e pode ser encontrado com maior facilidade.
5 – Conte com a ajuda de um especialista de vendas
Durante as negociações com o comprador, contar com a ajuda de um profissional especializado em técnicas de vendas pode fazer você vender o imóvel mais rápido.
Além de acompanhar os interessados em todas as visitas ao seu imóvel, o especialista de vendas da EmCasa saberá identificar todos os quesitos de destaque do seu imóvel e utilizá-los a seu favor durante o processo. Além disso, poderá tirar todas as dúvidas do comprador, facilitando toda a transação para você.
E é claro que ele também te ajudará durante todas as etapas, garantindo que você passe pelo processo de venda sem ter nenhuma dúvida!
6 – Utilize a internet para anunciar seu imóvel
Um levantamento realizado pelo Google, apontou que as pesquisas por imóveis na internet aumentaram 34% em outubro de 2020, em relação ao ano anterior. Além disso, o interesse pela compra subiu mais de 70%, superando janeiro, mês com maior procura por imóveis.
Nesse sentido, é nítida a importância de anunciar o imóvel na internet e garantir o auxílio de uma empresa que agilizará a venda.
7 – Tenha auxílio jurídico para garantir as documentações
Imagine que você já cumpriu todas as etapas e fez todos os acordos de negociação com o comprador do seu imóvel, mas na hora de formalizar a documentação, descobre que o imóvel está irregular. Caso isso aconteça, todo o processo pode ir por água abaixo.
Por isso, é extremamente importante conhecer todas as etapas, riscos e documentações necessárias para vender seu imóvel.
Os benefícios envolvidos em realizar uma transação amparada por uma assessoria jurídica são imensos. Atuando em praticamente toda a negociação, desde momentos anteriores à proposta e até o registro do imóvel, esse papel é imprescindível para que o processo tenha a eficiência e transparência desejada.
Checklist para vender seu imóvel mais rápido e com segurança
Para vender um imóvel mais rápido, você precisa:
- Fazer pequenas reformas;
- Organizar os espaços;
- Garantir boas fotos e contar com o Tour Virtual;
- Descrever o imóvel detalhadamente;
- Contar com a assessoria jurídica e com a ajuda de um especialista de vendas;
- Além de contar com o suporte da EmCasa na divulgação do anúncio em campanhas digitais.
Seguindo esses passos, as chances de vender seu imóvel mais rápido aumentarão significativamente e você terá o retorno esperado!
Agora é hora de colocar a teoria em prática. Não deixe de contar comigo nesse momento, estou com você, desde o anúncio, até a assinatura do contrato!
Fonte: EmCasa